19 março 2017

Espinho na Carne

Queridos Irmãos, trago hoje uma Reflexão da Explicação publicada pelo Presbítero André Sanchez, que achei de uma profundidade imensa. Com certeza que quase todos os irmãos conhecem esta passagem sobre Exaltar a si próprio e não a Deus. Talvez de um modo muito simples ao terminar sempre uma Oração ou quando clamamos um feito, ou um Testemunho, na entrada ou no final, exaltamos sempre o nome do SENHOR, como tudo para a Honra e Glória de DEUS, pois somos muito pequeno e nada sabemos como o nosso único e verdadeiro SENHOR DOS EXÉRCITOS, REI DOS REIS, CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA e tudo que está acima e abaixo dela. Porém sabemos que este fato pode acontecer, as vezes bem pequeno, outras vezes de tamanho médio e por último... Grande. Como poderão ler, um momento bem interessante, que passaria despercebido, se não fosse "A colocação de um espinho na carne, para que Paulo não se ensoberbecesse com as grandezas das Revelações que tinha vivido em visões, e estas visões tinha sido imensas, maravilhosas e com isso, sem perceber ele se exaltou e não a Deus, pois somos usados por Deus, para que possamos mostrar algo Divino que talvez outro não conseguisse fazê-lo. 

Deus disse a Paulo, minha graça te basta.

O que Deus queria dizer a Paulo com esta frase?

Toda essa questão com Paulo aconteceu porque ele teve uma visão incrível a respeito de coisas grandiosas de Deus: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)”. Essas visões foram tão grandiosas e incríveis (2 Coríntios 12: 4) que para que não houvesse da parte dele qualquer glória sobre isso que lhe foi permitido ver, foi colocado nele um espinho na carne: “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte” (2 Coríntios 12:7).

O que era o Espinho na Carne que Paulo teria que suportar?

Paulo, como qualquer ser humano no lugar dele faria, orou ao Senhor de forma insistente (três vezes) para que fosse liberto desse incômodo. Porém, observamos que Deus responde não a Paulo: “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2 Coríntios 12:9). Com essa resposta de Deus, Paulo teve de compreender o que significa a minha graça te basta! E ele encontra esse profundo significado!

O que podemos entender desta passagem tão importante que com certeza poucos a entenderão. Devemos tomar muito cuidado a pronunciar um Feito, uma Obra, uma Visão, uma Revelação e até um Livramento, que tudo é para Honra e Glória do SENHOR. Por sermos tão pequeno e nada somos perante o SENHOR,  temos que acrescentar sempre: "Que nós diminuamos para que o SENHOR cresça à nossa frente".

2 comentários:

  1. Todos nós temos um espinho na carne, que nos afasta da soberba e da altivez e nos lembra que somos dependentes de Cristo.
    Cursos Bíblicos Online

    ResponderExcluir
  2. Verdade irmão, ( O Espinho na Carne nos lembrará sempre disso ) somos dependentes de Cristo, e toda obra é para a Honra e Glória do SENHOR, sempre assim o será.

    ResponderExcluir