16 dezembro 2016

Até que ponto vai a nossa FÉ?

Falando sobre a Fé

Hebreus 11.1.
Mesmo que possa mudar daqui para frente, Crentes no Brasil vivem um "Mar de Rosas" ou um "Céu de Brigadeiros" para expandir o evangelho. Outros, no entanto, estão sujeitos a prisões e morte. Muitos crentes tem uma vida cristã limitada a frequentar cultos no domingo, entregar dízimos e ofertas. Mas Jesus tem outra definição para a vida Cristã (Lc 9:23). Uma boa leitura seria a do Livro Discipulado (D.Bonhoeffer). O sofrimento daqueles "irmãos" sensibilizou o coração do autor, "um homem com coração de Pastor".

"Fundamento e Prova" (v.1). A fé capacita a antecipar a existência daquilo que se espera e nem se pode ver. Esperamos certas coisas, diz Robinson e, enquanto as aguardamos, não temos o direito de reclamá-las como nossas próprias, ou afirmar que elas já foram trazidas à esfera da experiência real. Mas a fé pode torná-las reais; a fé pode lhes dar existência. "Fundamento" (v.1). Jesus é a firme essência do Pai(1.3). E são participantes dele aqueles que guardam a confiança (hypostáseos) até o fim (3.14). Esta palavra é usada como substância, confiança, segurança e convicção. Sobre o autor, Barclay diz: "A fé é uma esperança absolutamente certa de que o que ele crê é verdadeiro e o que ele espera virá.

Hebreus 1.1-3,6. Esse firme fundamento relaciona a fé a dois mundos: o que ainda está por vir e o que já veio, mas não é visível. Pela fé, "alcançaram bom testemunhos". A fé recebe aprovação e louvor de Deus (v.5; Gn 5.24; Mt 15.28). "Os mundos foram criados". A fé é criacionista, rejeita a muleta do ateísmo, a deletéria invenção darwiniana e apoia-se na criação (Sl 95.5; Sl 33.6; Gn 1.6a; 2Pe 3.5). "Entendemos". O autor revela sua fé criacionista (v.3). "Agradar". A Fé agrada ao Deus que se opõe ao pecado (v.6). Enquanto a fé agrada, o pecado suscita a sua ira. O ambiente ideal para o pecado é, exatamente aquele que a fé não opera (Rm 14.23). "Impossível". O homem precisa crer na existência e no juízo de Deus (v.6). O tolo desacredita a existência e o juízo de Deus (Sl 14.1; Sl 94.7,10a).

Hebreus 11.4-35. Heróis da Fé, são duas listas: Na primeira (v.4-35a), heróis e heroínas conhecidos por seus nomes, condecorados, venceram tudo(v.35a). Na segunda, (v.35b-38) heróis e heroínas anônimos, apareceram em conjunto "uns e outros" (v.35,36). São torturados, açoitados, presos, apedrejados etc. Derrotados em suas Demandas e batalhas (v.38). O Mundo não era "digno" deles. O mundo (Kósmos) que, hoje, odeia e persegue a igreja (v.38;Jo 15.18), não é digno da Igreja.

É uma cilada pensar que a fé sempre põe o crente em superioridade, no proscênio, na ribalta. Derrotas, sofrimento e mortes, estão aí só para os outros, os infiéis. Um crente que sofreu uma derrota é reputado por "sem fé". É falso o ensino: venha para Igreja e pare de sofrer. A fé, as vezes, pode levar ao escárnio, á cadeia, à forca, à sepultura."Vai dar tudo certo", ideia que aparece nas redes sociais, e em alguns púlpitos, não tem tanta garantia bíblica. Ou: "A Sua vitória vai chegar esta semana. Se você acredita, curta e compartilhe". Que vitória? (1Jo 5.4). Qual o conceito que Deus tem de "vitória"? Por aí a fora, é a aquisição, bens materiais, cura etc. Diferentemente disso, é derrota é a falta de fé. João, o Batista (Lc 7.28), morreu decapitado por ordem de um ímpio. Não tinha fé o  precursor do Messias Jesus? Estêvão, o diácono da Igreja em Jerusalém, cheio do Espírito Santo, foi arrastado do Sinédrio para fora por líderes religiosos Judeus, e apedrejado até a morte, inclusive com a presença de Saulo que nada fez, será que ele também não tinha fé?(At 6.5). Tantos os heróis  condecorados quanto os que foram serrados ao meio, são chamados de heróis da fé. E o autor concluiu que todos eles receberam "bom testemunho pela fé"(v.39a.) Todos eles!
"A fé é capaz de trazer o Mundo invisível a realidade visível palpável, e poderia ser assim?"

Para um entendimento dentro da "Fé". Como acreditar tão fortemente naquilo que não se vê, mas que se torna possível a medida em que a Fé se faz presente. De uma tal maneira, que pode estar à nossa frente, se tornando tão visível, quanto aquilo que se vê normalmente no nosso dia a dia. É possível isso? SIM! Tudo é possível quando se CRÊ, portanto, acredite, tenha fé, não desanime, insista e persevere em tudo que pode ser realizado, afinal Deus nos fez a sua imagem e semelhança, e isso não foi sem planejamento, pois Deus não faz nada pela metade, tenha certeza disso, o seu alcance é tão superior, que nada se compara a DEUS.
Bom, por hoje é só amados. Que Deus abençoe a todos e até o próximo Post .

Nenhum comentário:

Postar um comentário